Para quê tanto sermão?!

Certa vez ouvi uma pessoa dizer o seguinte:

- Para mim, o melhor pregador desta igreja é (fulano de tal).

Esta pessoa hoje está afastada da Igreja Adventista. Parece que os sermões não foram suficientes para mantê-la perto de Jesus.

Recentemente, também tive a oportunidade de presenciar um momento semelhante, no qual um professor de Escola Sabatina elogiava os sermões inspiradores e "profundos" de um determinado pastor de sua época, enquanto que menosprezava outros pregadores da atualidade.

Atitudes como estas revelam o quanto somos seletivos em matéria de pregação e pregadores. Tendemos a supervalorizar alguns, enquanto que subvalorizamos (ou até desprezamos) outros. É claro que existem pessoas que dominam melhor do que outras a "arte" da oratória. Uns são mais eloquentes e conhecem melhor as "técnicas" da pregação; enquanto que outros, às vezes nem mesmo detêm o domínio da língua culta.

Você conhece alguém que antes de decidir se vai ou não ao culto, primeiro olha na "escala" para ver quem será o pregador daquele dia? Eu conheço!

O que observo é que algumas pessoas se prendem apenas à eloquência ou não do pregador, mas não atentam à mensagem que está sendo apresentada. Quantas vezes, como pregador, já não fui cumprimentado na porta com a seguinte expressão (e se você é um pregador ou pregadora também já passou por isso):

- O sermão hoje foi para mim! Parecia que o irmão estava falando diretamente ao meu coração.

Alguns chegam às lágrimas ao ouvirem um sermão que consideram como "poderoso".

Porém, 2 dias depois já não lembram mais nem mesmo qual passagem bíblica foi estudada (você lembra o que foi pregado no sermão de 2 sábados atrás?). E continuam com a mesma vida de pecados, negligências, mornidão (ou frieza) espiritual, egoísmos, vaidades, avareza... etc... que antes. O fato de não lembrarmos é porque pouco praticamos daquilo que ouvimos.

Você já parou para pensar que ouvimos cerca de 200 SERMÕES TODOS OS ANOS?! Pode somar: 
52 domingos + 
52 quartas-feiras + 
52 sábados + 
as semanas de oração + 
meditação de pôr-do-sol + 
meditações matinais + 
cultos de ação de graça... 

Se você for um daqueles membros assíduos a todos os cultos e programações, certamente chegará perto dos 250 sermões por ano!

E eu pergunto para você:

Os temas e passagens bíblicas estudadas não são, quase sempre, as mesmas?!

Frequentemente os sermões são sobre: guarda do sábado, educação dos filhos, temperança, mordomia (nas diversas áreas), doutrinas, volta de Jesus, Espírito Santo, salvação, santificação, etc.! 

Os mesmos temas... 
Mas continuamos vivendo de forma contrária ao que ouvimos nos respectivos sermões.

Veja alguns exemplos:
- Quantos sermões já ouvimos sobre a mulher adúltera (João 8)? Mas continuamos tratando aos outros com impiedade e condenação...
- Quantos sermões já ouvimos sobre a a vida diária da Igreja Primitiva (Atos 2:42-47; 4:32-35)? Mas continuamos pensando somente em acumular bens e riquezas para nosso próprio benefício...
- Quantos sermões já ouvimos sobre jugo desigual (2Coríntios 6:14-18)? Mas continuamos vendo jovens se envolvendo em relacionamentos desaprovados pelo Senhor...
- Quantos sermões já ouvimos sobre o perdão abundante de Deus (João 3:16, por exemplo)? Mas continuamos nos martirizando (e martirizando outros) com o sentimento de culpa...
- Quantos sermões já ouvimos sobre a mordomia do tesouro (Malaquias 3:8-10, por exemplo)? Mas continuamos fechando o coração (e o bolso) às necessidades da obra do Senhor...

Os sermões são importantes, e têm seu lugar no culto de adoração a Deus; porém se estamos mais interessados em ouvir belas peças de oratória, mas não nos dispomos a "escutar" o que o Senhor tem a nos dizer através de Seus mensageiros... então, o sermão não está atingindo seu real objetivo - promover uma MUDANÇA DE ATITUDE E DE VIDA.

É claro que os pregadores devem procurar fazer sempre o seu melhor, e aprender como cada vez realizar melhor esta importante tarefa da pregação. Mas, o que estou refletindo aqui é sobre este favoritismo ou não que promovemos à pessoa do pregador, em detrimento da mensagem que ele está nos trazendo.

É interessante observar como até os pregadores bíblicos tiveram dificuldades nesta área:

1. Você deve lembrar da controvérsia na Igreja de Corinto, quando alguns ficavam "disputando" para ver quem tinha o melhor líder (1Cor. 1:11-13). O dilema chegou a tal ponto, que havia aqueles que diziam que Paulo era muito bom para escrever, mas como pregador ele era muito "fraco" (cf. 2Cor. 10:10).

2. E quanto a Acabe, que considerava Elias como um "perturbador" (1Reis 18:17), apenas porque ele falava aquilo que o Senhor o mandava dizer?

3. Sem falar no próprio Jesus, que também encontrou pessoas que não estavam muito satisfeitas com alguns sermões que Ele andava pregando (cf. João 6).

Caros amigos, companheiros meus nestes tempos "bloguianos" (rsrs), vamos promover uma revolução na maneira de se ouvir sermões. Da próxima vez que você estiver ouvindo alguém pregando a Palavra de Deus, o "Assim diz o Senhor", e perceber que o Espírito Santo está falando ao seu coração, não atente para quem está trazendo a mensagem (se é um humilde assalariado semianalfabeto, ou um "doutor" com pós-graduação no Exterior)... ouça... medite... e ponha em prática!

Como foi revelado pelo Senhor ao Pr. Gondim, meu professor no IAENE (Bahia):
"É preciso mais do que saber... é preciso experimentar".


"Bem-aventurados aqueles que leem e aqueles que ouvem as palavras da profecia e guardam as coisas nela escritas, pois o tempo está próximo" - Apoc. 1:3



Comentários

Dayana santos disse…
ela profº meu nome é Dayana dos santos e gostaria de agradeçer pela sua ajuda...sobre músicas
*utimamente o que mais escuto é que""o diabo roubou o ritmo de DEUS e nois vamos roubar o que nos pertence"".issO é a maior hipocressia que eu já ouvi!!!se for assim ""o mundo DEUS criou e o inimigo tomou,mais a gente vai roubar dele!""aki no esp.santo temos uma igreja no bairro divino em VILA VELHA que todas as sextas a noite ,os jovens se reunem pra fazer debates e um desses ia ser a respeito da musica..esse programa nos ajuda a cada dia a crescer espiritualmente!!!agora tbm posso contar com as postagens do teu blogger!!!


fike na paz do nosso SENHOR e que ele te abençoe RICAMENTE VC E FAMILIA
Anônimo disse…
me fez refletir e levarei p/ minha igreja pensar, pois precisamos reavivar nossos conceitos, nossa vida. fábio iasd bonsucesso ponta grossa paraná 42-91383913
A.K.Renovatto disse…
Creio que todo cristão alguma vez na vida já passou por um momento "seletivo", observando as escalas de pregadores e se os que estavam escalados, tinham boa oratória. Já tive essa fase e confesso que me dava muita falta de paciência quando descobria quem ia dar o sermão no culto, ficava mentalmente corrigindo tudo que era falado ou me dava mesmo vontade de faltar o culto. Do mesmo modo quando percebia que certos pregadores com boa oratória e mais "bagagem" iriam pregar, queria sentar até mesmo mais a frente... Isso é errado, é como que julgar pela aparência ou diploma que alguém possui. Hoje com mais idade aprendi que se nos despirmos de preconceitos, podemos nos surpreender, porque não é somente o pregador que morou no exterior e que detém muito conhecimento é que tem mensagem de Deus para passar a igreja. Pregadores mais simples podem surpreender e serem verdadeiros instrumentos de Deus, na hora do sermão. De fato, existem pessoas que choram nos sermões, mas depois nem se lembram de colocar em prática o que ouviu, são tocados apenas momentaneamente. Muitos sermões se perdem, porque as pessoas muitas vezes são apegadas ao sentimentalismo e gostam de ouvir o que massageam o ego e nem sempre o que Deus quer transmitir a igreja é isso. Hoje procuro captar coisas positivas, vinda de quem for o pregador do dia. As vezes, o perfeccionismo pode mais atrapalhar do que ajudar, porque ficamos tão críticos que nos esquecemos que nós mesmos também temos falhas! Graças a Deus, enxerguei minha falha nessa área, de ficar criticando A e B e hoje até me surpreendo com alguns pregadores que ninguém valoriza. Bom texto!