Com o esforço vem a vitória

A palavra "esforço", ou suas derivações, aparece cerca de 30 vezes na Bíblia em português (versão ARA), tanto no AT quanto no NT. Ela quase sempre aparece no contexto da Santificação, ou seja, no que nós devemos fazer para "permanecer" (não "ganhar") na salvação.

Neste período agora, em que muitos estão alegres por terem passado no ENEM/SISU para o curso que tanto desejavam, lembrei-me de uma notícia veiculada há alguns anos, e que nos mostra o quanto a palavra "esforço" pode ter um sentido bem mais abrangente em nossa vida. À época, o relato do feito de um jovem de 27 anos, morador da cidade de Recife... e "morador de rua", diga-se de passagem.

Este rapaz, Ubirajara Gomes da Silva, foi convocado para ocupar uma vaga no quadro de funcionários do Banco do Brasil naquela cidade. Ele prestou concurso em 2007, e foi aprovado em 136º lugar.

O mais "impressionante" da história de Ubirajara é que ele, como eu disse acima, era morador de rua, e estudava apenas baseado nas cópias de apostilas que conseguia recolher, bem como dos acessos que fazia à Internet, em uma lan-house ou nas bibliotecas. Na época, ele contou que às vezes precisava escolher se iria comer ou acessar a Internet para manter-se atualizado sobre os assuntos dos concursos - ele prestou outros 3 concursos além do Banco do Brasil. O único dinheiro que conseguia era das esmolas e de pequenos "bicos" (trabalhos temporários).

Quantos milhares de outros candidatos, que pagaram caros cursinhos preparatórios, tinham um teto para dormir todas as noites, cama confortável, várias refeições diárias, etc., mas ficaram atrás desse esforçado jovem?!

Eu confesso que fiquei maravilhado com a capacidade desse rapaz, que poderia ser mais um nas estatísticas de nosso país, onde muitos jovens como ele preferem ingressar na vida de crimes, drogas, vadiagem, etc., mas ele ESCOLHEU ser alguém... e vencer!

Para você, caro(a) amigo(a) virtual, eu também espero que a história deste "nordestino da gema" também sirva de lição de vida para 2018, principalmente da próxima vez em que você se sentir tentado(a) a questionar o quanto a sua vida é "dura", e como é difícil arranjar empregos decentes que nos deem o sábado livre.

Se você também é jovem, assim como o Ubirajara, não cruze os braços, esperando que o "maná" caia do Céu... porque não cai mais! Vá à luta! E você também terá condições de galgar grandes oportunidades profissionais!

É comum ouvir de alguns que estudar é caro, e que não possuem dinheiro suficiente para pagar cursinhos, vestibulares ou fazer inscrição para concursos...

Se você tem um lugar para dormir todas as noites, e nunca precisou escolher entre comer ou estudar... então você está bem mais "rico" que o nosso amigo do Recife.

Pense nisso!

Comentários

Unknown disse…
Chega a ser vergonhoso... Acho que esforço também está ligado ao que vc realmente quer e luta p/ obter algo... Grande exemplo desse Nordestino...
JARDEL MOURA disse…
Gosto de ouvir e ler esses tipos de historias.Isso motiva as nossas vidas. Realmente gratificante.

Por isso que eu digo, que Deus, nao é somente um Deus, que trata de doutrinas, que vive falando de sabados, e de leis, o tempo todo, mas tambem um Deus que fala de sonhos, de desejos pessoais. Quantas promessas de prosperidade, de sonhos, de desejos que ele pode realizar, estao na biblia?
Quantas palavras doces Deus constantemente vem nos dizendo que pode sim realizar sonhos, que pode ajudar nos projetos que pode fazer homens e mulheres bem sucedidas seja financeiramente, emocionalmente e espiritualmente??

Ouço varias vezes jovens, sem sonhos, sem vontade de lutar, reclamando de tudo e de todos. Talvez lideres esqueceram mostrar a estes jovens que Deus realiza os desejos de coraçoes sim, que projeta forças e vontade no coraçao dos jovens para buscar os seus ideias, Deus nao tem vontarde e nem quer que seus filhos vivam na mesmice,ou que vivam mediocremente, pelo contrario, ele quer ver seus filhos em altos escalões do governo, de empresas, e se nao for possivel isto, que seja o melhor que esteja fazendo em seu oficio.
Eu agradeço a Deus todos os dias, pelo fato de eu nao buscar livros de auto-ajuda para poder firmar os meus sonhos, porque Deus ja os realizou antes mesmo de eu querer pedir a Ele. No entanto ele quer ver a nossa batalha da fé, ele quer nos treinar, ele quer nos moldar para recebermos a amplitude de sua bençao.

Entao meu amigo, seja o simples sonho de ter uma casa, um carro, fazer uma viajem, ser um grande empresario, ver algum familiar, ver alguem curado, seja voce frequentar alguma faculdade, qualquer coisa que nao implique dentro das ordens de Deus, entao meu amigo nao perca tempo, pegue nas maos de Jesus e caminhe para tomar POSSE DO QUE E SEU!!!

email: y-aminotransferase@hotmail.com
Jardel Moura disse…
Querida juventude, qual é o alvo e propósito de vossa vida? Tendes a ambição de educar-vos para poderdes ter nome e posição no mundo? Tendes pensamentos que não ousais exprimir, de poderdes um dia alcançar as alturas da grandeza intelectual; de poderdes assentar-vos em conselhos deliberativos e legislativos, cooperando na elaboração de leis para a nação? Nada há de errado nessas aspirações. Podeis, cada um de vós, estabelecer um alvo. Não vos deveis contentar com realizações mesquinhas. Aspirai à altura, e não vos poupeis trabalhos para alcançá-la. Fundamentos da Educação Cristã, pág. 82.
A.K.Renovatto disse…
Excelente exemplo de dedicação o deste jovem. Muitos jovens têm tempo, condições boas para estudarem, mas não se dedicam, não se esforçam. É muito bom saber que ainda há jovens que mesmo diante das dificuldades e necessidades, ainda se esforçam para conseguir mudar de vida! Creio que pessoas que vencem depois de viverem uma vida dura e com privações, sabem valorizar mais do que àqueles que ganham tudo de mão beijada ou de modo ilícito. Uma lição de vida, a história desse rapaz!
Anônimo disse…
É de admirar a capacidade desse jovem mesmo, principalmente porque não tinha os mesmos recursos que outros jovens tinham. Venceu por mérito próprio. Não é errado ter ambições desde que não tomem o lugar de Deus.