O que Ellen White NÃO disse/escreveu

Existem algumas frases que comumente ouvimos em sermões, e que são atribuídas a Ellen White.

Porém, os pregadores precisam ser muito cuidadosos para não colocarem palavras nos escritos dela, as quais ela NUNCA escreveu.

Uma destas polêmicas frases, e que muitos gostam de repetir em seus sermões, é a seguinte:


"Igrejas inteiras se perderão com seus pastores"

Não faz muito tempo, ouvi de um amigo, Ancião de igreja, esta afirmação "fatídica". Mas o mais curioso é que NÃO encontramos tal frase nos escritos de Ellen White (e não é necessário ler todos os livros para saber, pois basta uma busca rápida no CD-rom que a CASA preparou para nosso estudo), o que mostra que é uma tremenda leviandade dizer de público que os Testemunhos contêm tão aterradora e fatalista sentença condenatória sobre "igrejas inteiras".

Observo que os que gostam de usar esta expressão acima (salvo exceções, claro!) são exatamente aqueles que estão sempre com um espírito de crítica para com a Igreja, em especial para com os pastores.

Ellen White escreveu muito, isso sim, contra estes que mantêm sempre um espírito de críticas e que gostam de semear a discórdia e a descrença para com a liderança, tanto dos Anciãos quanto dos Pastores. Já coloquei aqui algumas reflexões sobre este assunto da crítica para com os irmãos (veja algumas aqui).

O que nossos púlpitos mais precisam hoje é de sermões que façam os membros se sentirem reconfortados e "abastecidos" espiritualmente, para continuarem nesta dura jornada rumo ao Céu. 

Quantos de nossos pregadores aproveitam a oportunidade do sermão apenas para "chicotearem" os membros e a liderança, e esquecem de pregar Jesus e a salvação que Ele nos outorgou na Cruz do Calvário?!

É claro que são necessários os sermões de advertência e despertamento, mas eles têm se tornado a regra para alguns pregadores, enquanto que deveriam ser a exceção.

A Bíblia e o Espírito de Profecia estão recheados de ótimos temas que REALMENTE ajudam os Adventistas (e visitantes, especialmente) a se manterem firmes na fé. Não é necessário inventar textos de Ellen White para poderem "fundamentar" um sermão que não foi preparado com o devido sentimento de oração e busca do Espírito do Senhor.

::::::::::::

Entendo que alguns podem pensar o seguinte: "
o prof. Gilson está defendendo os pastores porque também é formado em teologia".

1. Eu não "defendo" o ministério por uma questão de corporativismo, como alguém pode pensar, até mesmo porque não sou pastor, e não recebo um centavo da Obra Adventista para minha manutenção ou de minha família. Eu não concordo, absolutamente, é com a maneira leviana com que alguns tratam os escritos proféticos para tentarem abonar seu comportamento crítico e equivocado. E isso não acontece só com relação à frase que mencionei no início desta postagem, pois já vi muitos que se utilizam, por exemplo, de textos (tanto bíblicos quanto do Esp. de Profecia) desconectados de seus respectivos "contextos", para ensinarem à Igreja concepções pessoais equivocadas: sobre Reforma Alimentar, Música, Vestuário, Jovens, Casamento, Sexo, Educação, Dízimos, Trindade, etc. É sobre esta falta de ética que eu me levanto contra! Sempre!

2. Já coloquei aqui diversas postagens que também questionam a maneira inadequada como alguns pastores conduzem o rebanho. Mas conheço muitos pastores que dão sua vida em favor desta Obra, e acabam sendo atingidos por críticas infundadas e oriundas de corações não consagrados.

3. Por fim, acredito ser uma tremenda falta de consideração para com o Espírito Santo (se é que Deus não considera como um "crime" maior!) subir ao púlpito e dizer que a Bíblia ou os Testemunhos de Ellen White dizem coisas que nós sabemos que nunca foram escritas.



"Quase toda minha vida tem sido dedicada a esta obra, mas meu encargo muitas vezes se tem tornado mais pesado pelo surgimento de homens que saíram a proclamar uma mensagem que Deus não lhes dera. Esta classe de obreiros maus tem escolhido porções dos Testemunhos, e tem-nas colocado numa moldura de erro, a fim de por esse meio dar influência a seus testemunhos falsos" - Ellen White, A Igreja Remanescente, pág. 48.

No site do Centro White Brasil é possível encontrar o estudo de outras frases que não são de Ellen White, mas que são atribuídas a ela.



Veja também:
- A importância do Espírito de Profecia
- Por que creio no ministério de Ellen White?
- Qual a obra de um profeta?


 

Comentários

Unknown disse…
Muito oportuna esta postagem sobre o que Ellen White não escreveu. TUDO o que foi escrito é absolutamente verdadeiro. Parabéns!
Anônimo disse…
pastor mesmo que o nosso irmão esteje errado com jeito que ele usa os espiritos de profecia, não devemos nos esquecer que a biblia nos pede para fazermos mudanças em nossa vida. a sua fraze realmente, eu nunca ouvir falar mas nós como membros do corpo de cristo devemos acordar e se á em nós algo de impuro ou errado precisamos tirar da nossa vida,cristo é sem pecado o seu corpo não foi contaminado pelo pecado e nós como o corpo de cristo devemos nos tornar perfeito em cristo .não é mais hora de olhar o defeito do nosso irmão é hora de levar cristo ao mundo ,jesus estar voltando e como estar a nossa vida espiritual.pastor não precisa me responder só pense no que estar escrito aqui.nos veremos em breve no céu.
Anônimo disse…
"Igrejas inteiras se perderão" + "com seus pastores", é uma possibilidade, pode acontecer.

Mas não está no EP mesmo. Um abraço.
Anônimo disse…
As vezes ao ouvir sobre o que Ellen White escreveu ,ficava em duvida...depois de seus comentarios,procurarei com certeza o crivo da razão procurarei não tirar o texto do contexto, e analizar cada palavra que os pastores disserem,eles são humanos e é como humanos que devo ouvi-los.
Obrigada
Anônimo disse…
Sempre nos deparamos com citações apócrifas, atribuídas a Ellen White, mas que ela nunca as pronunciou. Certo dia um pastor apresentou na igreja do Jardim Planalto pertencente ao distrito de Conchal, um JA sobre assuntos escatológicos. Entre outras coisas, ele afirmou que Ellen White disse que os remidos pararão em determinado planeta e guardarão um sábado antes de entrar no Céu. Pedi-lhe que me mostrasse o texto e ele prometeu enviar-me. Mas nunca o enviou, pois não existe. Chico.
Unknown disse…
oi gostei muito dessa materia pq realmente ouvimos muitas citações que nem de longe foi ellen white quem escreveu por exeplo o q ela diz sobre viver nesse mundo enquanto Jesus não vem? um dia desses ouvi a seguinte frase devemos viver como Jesus fosse votar hoje e planejar como se ele fosse voltar daqui cem anos não quis acreditar que foi ellen white q disse isso não fez sentido pra mim mas se eu estiver errada e ela fez essa mesmo essa sitação me avisem
james disse…
Olá, estou a procura desses outros textos ?
o senhor ja fez um outro artigo com mas texto como no prometido ?
Se sim por favor me indique o link pra eu visualizar.
Obrigado
Gilson Medeiros disse…
Olá, James.

Como o CentroWhite já havia respondido a estes questionamentos, eu não quis "chover no molhado", e por isso não continuei a sequência de postagens sobre o tema.

Você pode encontrar as respostas no seguinte endereço:
http://www.centrowhite.org.br/interna.asp?id=023

Um abraço.
Gilson.
James disse…
Eu procurei no site que o senhor passou e nao achei o assunto falando dos texto que ela nao escreveu, ache muitas coisas legal, mas nao sobre isso, teria como em ajudar por favor.
Obrigado
Gilson Medeiros disse…
Olá, James.
Veja nos links abaixo:

http://www.centrowhite.org.br/interna.asp?id=038

http://www.centrowhite.org.br/interna.asp?id=032

Um abraço.
Gilson.
james disse…
Obrigado pelo os links
Deus oa abençoe
Ricardo disse…
Bom sabado Gilson , de fato ela nao diz com estas palavras ,mas vamos analisar os seguintes paragrafos . E as apostasias de homens que ocuparam posições de responsabilidade serão frequentes.Eventos finais pag154, tem mais alguns mas vamos analizar so essa.o que ela quer dizer ou avisar?
oque ocorrera por causa disso ?
se a serva do senhor nao alertou sobre lideres levando rebanhos inteiros pro abate , acho que ela pulou algumas frases da biblia entao! le em 2 pedro cap 2:1e2 ai vai no 2pedro cap 3:17e18. Nao fiz teologia pra achar isto.Leio a biblia escrita pelo Senhor atraves de homens,Ellen White era humana e so reescreveu textos da biblia dando a mesma direção.
Anônimo disse…
Amigo Gilson medeiros, gostaria saber se Ellen W. diz nos livros dela, se eu ganhar uma Pessoa pra Cristo eu vou ganhar uma estrelinha? se ganhar duas almas ganharei Duas estrelinha? isso é verdade?
Gilson Medeiros disse…
Caro Anônimo, sobre a visão de Ellen White acerca das estrelas na coroa, sugiro que leia o seuginte texto:

http://grupoadventury.br.tripod.com/Materiais/IASD/Primeira_Visao_de_Ellen_White.htm

Um abraço.
Gilson.
Unknown disse…
Essas citações (apócrifas) de Ellen White estão nos livros "Testemunhos Secretos" e "Mensagens Escondidas". kkkkk

Muito boa, irmão Gilson, essa postagem! Que sejamos motivados a pesquisar mais.
Anônimo disse…
DEIXA EU SÓ DIZER UMA COISA QUERIDO PASTOR GILSON , O QUE ESTA ACONTECENDO COM A IGREJA NO SENTIDO DOS NOSSOS PASTORES É O SEGUINTE NO PASSADO QUANDO TINAHMOS ALGO A DIZER DOS PASTORES QUANDO COMETIAM ALGUNS ERROS ERAMOS OVIDOS E O PASTOR ERA CHAMADO PELA ASSOCIACAO E TINHAO UMA CONVERSA COM OS MESMOS A RTESPEITO DO ASSUNTO QUE OS IRMAOS LEVAVAM A ASSOCIAÇAO PARA SABER SE O FATO ERA REAL OU UM LEVANTE CONTRA O PASTOR POR ALGUEM QUE NÃO ACITAVA O MODO DO PASTOR CONDUZIR A IGREJA , SÓ QUE AS COISAS MUDARAM DE RUMO HOJE OS PASTORES APRENDERAM COMO OS DEPUTADOS FEDERAIS , PREFEITOS , VEREADORES E OUTROS GOVERNANTES DO NOSSO PAIZ SE FECHAM NUMA BOLHA DE PROTECIONISMO ALGUNS INFELISMENTE NSÃO OMISSOS E A ASSOCIAÇÃO SABE DISSO MAIS NÃO TEM CORAGEM DE CHAMAR OM PASTOR E COLOCAR O PASTOR NO SEU DEVIDO LUAGR SABE PORQUE PODE SER QUE NO FUTURO ESSE PASTOR ESTEJA EM ALGUM CARGO DA IGREJA DE IMPORTANÇIA E SE EU HOJE O REPREENDER ELE NÃO VIA SE LEMBRAR DE MIM NÉ MESMO, SÓ QUE NOSSOS LIDERES QUE FORAM COLOCADOS POR DEUS PARA CORRIGIR SUA IGREJA TEM SE TORNADO IGUAIS COMPARTILHANDO O POECADO UNS DOS OUTROS , NÁO TEM CORAGEM DE CHAMAR O PECADO PELO NOME POIS TAMBEM TEM PECADOS QUE ALGUNS PASTORES CONHECEM E FICAM CALADOS SE PROTEGENDO UM AO OUTRO , NÃO TEM NENHUM RESPEITO PALA BIBLIA E NEM PELO ESPRITO DE PROFECIA , MUITO MENOS PELO MANUAL DA IGREJA POR ISSO SE PROTEGEM UNS AOS OUTROS NÃO , AI E MUITO FACIL DIZER QUE OS IRMAOS ESTAO SE LEVANTANDO CONTRA OS PASTORES E CONTRA A IGREJA , OS PROFETAS DO PASSADO FALARAM MUITAS VEZES CONTRA A IDOLATRIA DO POVO DE DEUS E MUITOS FORAM ATÉ MORTOS POR AQUELES QUE SE DIZIAM POVO DE DEUS OU SERA QUE ESTOU MENTINDO VCS COMO LIDERES E COMO PASTORES DEVERIAM REFLETIR NO QUE ALGUNS IRMAÕES POSTAM E ANALISAR SE TEM ALGUMA VERDADE NISSO E VEZ DE FICAR SE DEFENDENDO A BIBLIA NOSA ACONSELHA A DAR UMA OLHADA ONDE NÓS CAIMOS E NOS ACONSELHA A VOLTAR OPRA OS BRAÇOS DOS PAI DE AMOR REFLITAM COM A MENTE E O CORAÇÃO AMEM.
Gilson Medeiros disse…
Caro anônimo, não creio em generalizações. Por isso não concordo com o seu comentário generalista.

Existem pastores e líderes mal intencionados? Claro. Como existem anciãos, diáconos, professores e membros... somos humanos e passíveis de erro.

Mas jamais vou concordar de que a Igreja, como instituição, tenha se acovardado e esteja "protegendo" o erro de quem quer que seja.

Esconder-se no anonimato é fácil... vamos seguir o que a Bíblia orienta e resolver as possíveis questões que existam.

Um abraço
Gilson.
Luiz disse…
Caro Gilson gostei de sua mensagem! Creio q foi oportuna. Só faço duas observações: a primeira é em relação aos que se deve pregar qdo o senhor disse: "É claro que são necessários os sermões de advertência e despertamento, mas eles têm se tornado a regra para alguns pregadores, enquanto que deveriam ser a exceção" creio q não deva ser regra, nem exceção, essa ou aquela forma de msg. Tanto as advertências como também as msg incentivadoras são oportunas e bem vindas desde q seja Divina.
A segunda é q o fato de Ellen Write não citar, não significa q não possa acontecer, q igrejas( no sentido de uma ou outra Igreja) se perderá com seus pastores. Então vejo q o problema é dizer q ela(Sr. Write) diz o q não diz.
Unknown disse…
Eu já li isso meu amigo, está no livro Primeiros Escritos. Faremos uma viagem de 7 dias peloa cosmos e antes de entrar aos céus, todo aquele que não guardou o sábado guardara pela primeira vez.
Pedro Fernandes disse…
Eu até concordo sobre textos inexistente.Mas uma coisa é certá.
Haverá muitos perdidos e entre muitos pastores que não pregam o que deveriam pregar.