Causa da Morte: Vaidade!

Frequentemente o Brasil toma conhecimento de casos de pessoas que morreram em virtude de complicações com a LIPOASPIRAÇÃO. Um deles foi o caso de uma jornalista, e o outro foi de uma assessora de Ministério em Brasília.

Em ambos os casos chamou a atenção o fato de serem mulheres jovens, bonitas e "aparentemente" magras.

Não quero aqui dizer que sou totalmente contra qualquer tipo de procedimento de cirurgia plástica. Claro que não! Seria demagogia (e hipocrisia) dizer algo assim. Quero aproveitar o espaço para refletir junto com vocês sobre a obsessão pela "estética light" que nossa sociedade atual enfrenta. São milhares de pessoas que vivem em função de serem (ou parecerem ser) o que não são. Anorexia, bulimia, neuroses comportamentais, sexualidade precoce em crianças, endividamento, etc., tudo tem sido consequência desta busca pelo "belo", conforme os padrões determinados pelos "gurus" da Moda internacional.

Creio que a beleza estética não deve ser buscada com procedimentos invasivos, ou com medicamentos mirabolantes (aliás, se existe algum remédio eficaz para emagrecer, será que existiriam tantos ricos obesos?!). Tanto a Bíblia quanto os Testemunhos inspirados de Ellen White são claros em dizerem que saúde física plena e verdadeira só vem através de uma alimentação saudável, equilibrada, e a prática de exercícios físicos regulares.

Percebo, com meu olhar de "leigo", que estas pessoas que passam a vida em busca de cirurgias e remédios para colocarem elas "em forma", dificilmente têm a mesma disposição para enfrentar uma boa rotina de exercícios físicos numa academia, por exemplo. Afinal, é muito mais fácil passar pelo bisturi ou tomar uma "pilulazinha mágica", dormir "gorda" e acordar "magérrima"... não é!?

Mas isso não existe... e estes casos estão ai para provarem isso!

É evidente que pessoas que sofrem de obesidade VERDADEIRA, chamada de "mórbida", já passaram deste estágio de conseguir bons efeitos apenas com o controle da alimentação ou exercícios, e precisam, de fato, de alguma intervenção mais agressiva, seja com medicamentos, seja com terapias, ou mesmo com cirurgias. Mas este não é o caso da grande maioria de pessoas que buscam, atualmente, pelos "Pitanguis" ou "Hollywoods" da vida...

Há alguns anos o mundo também tomou conhecimento de uma fraude realizada por uma fabricante francesa de
próteses de silicone. Estima-se que milhares de pessoas, em pelo menos 66 países, utilizaram estes materiais, correndo risco de rompimento, e efeitos devastadores na saúde destes implantados.

Por que tudo isso? Por que as pessoas têm tanta dificuldade em se aceitarem? Por que tantas mulheres, lindas, olham para o espelho e se acham feias? Por que meninas que ainda nem perderam o gosto da mamadeira, já se preocupam com maquiagens, joias, e até já falam em dietas de emagrecimento?

E quanto aos professos cristãos? Por que temos visto tantos casos deste tipo entre aqueles que afirmam se prepararem para morarem eternamente com Jesus? Por que tantas moças e rapazes que frequentam as igrejas, também estão se deixando levar por este "tisunami" do modismo dos padrões de beleza?

Será que era sobre isso que a Bíblia estava falando quando disse que deveríamos "fugir do mundo", e não "amar as coisas do mundo"?

Estas 2 mulheres mencionadas no início desta postagem, infelizmente, morreram de forma muito triste, principalmente porque não precisavam passar pelo risco que PAGARAM para sofrer. Morreram na busca de um padrão de beleza que é inatingível, porque os olhos de alguém obcecado por este tipo de padrão sempre verão "gordurinhas" e "pneuzinhos" em locais que nem a visão de Raio-X do Superman veria...

Não vale a pena viver em busca de algo tão banal!

Deus nos fez com uma capacidade intelectual, e física, enorme. Somos dotados de qualidades e bons adjetivos que nenhuma outra obra da Criação possui.

Por que viver olhando para os defeitos, e procurar corrigi-los para agradar uma sociedade que não está nem ai para nós?!

Não é tão mais fácil olhar para o que temos de bom, de produtivo, de lindo, e permitir que os outros nos vejam como somos, e gostarem de nós desta maneira?

Pena que o ser humano sempre esteve preocupado apenas em "recauchutar" esta capa exterior que nos reveste... No dia que inventarem uma "lipoaspiração", um "implante" ou um "Photoshop" para o caráter, para a personalidade, não vai dar para quem PRECISA...

Alias, o próprio Deus já nos deixou algo assim... Seu Santo Espírito, o membro da Divindade que nos ajuda a melhorar o que realmente precisa ser melhorado em todos nós: o interior.

"... Não atentes para a sua aparência, nem para a sua altura, porque o rejeitei; porque o Senhor não vê como vê o homem. O homem vê o exterior, porém o Senhor, o coração" (1Sam. 16:7).


Comentários

Cauane Gonçalves disse…
Legal a matéria. Não sou de jeito nenhum contra cirurgias plásticas (em alguns casos elas são realmente necessárias). A verdade é que nem sempre dá para se ter um resultado "legal" só com boa alimentação e exercícios físicos (esportes e academia).

Eu sou magra, mas uma magra com "curvas generosas" (seios grandes e quadril meio larguinho) e nem malhando e me alimentando bem, funcionam ( estou há um tempo me alimentando mais adequadamente e voltei à academia). Tenho um peso ótimo para minha altura, mas para ficar nos "trinques" só fazendo uma plástica (porque boa alimentação não vai reduzir seios, só o bisturi consegue isso rsrs).

Mas ok, entendi o texto, de que devemos nos mostrar às pessoas como nós somos e elas devem gostar de nós como nós estamos (mesmo que não no ideal físico perfeito). Não sou obcecada com a aparência, mas gostaria de melhorar algumas coisas no físico (isso não é pecado). Mas a verdade é que Jesus se importa mesmo é que nosso interior, as aparências enganam e a "formosura" é passageira.

Por mais que cuidemos de nossa estética, não seremos jovens e belos eternamente... por isso, é considerado vaidade a pessoa que coloca a aparência acima de outras coisas ( é melhor investir no intelectual rsrs). Mas cuidar moderadamente da aparência não faz mal, ninguém quer estar feio e fora de forma rsrs.

Deus abençoe o ministério do blog, esse texto... (precisava ler rsrs). Falou comigo e como (decidi tirar da cabeça o lance de plástica nos seios, de redução).