Já ouviu falar em "anomia"?

Certo dia recebi um e-mail de alguém que parece gostar de usar a tática da mulher samaritana - desviar a atenção com o uso de questões teológicas secundárias (o famoso "teologuês").

A pessoa tentava dar um ar "místico" ao termo grego RHEMA, como se a utilização e compreensão desta palavra fosse o supra-sumo da revelação bíblica. Existem até algumas igrejas e institutos que supervalorizam a exegese deste termo, como pode ser verificado em uma pesquisa rápida na Internet.

Ao ler o comentário, fiquei imaginando um outro termo grego que também é muito desconhecido e ignorado por boa parte dos cristãos em geral. A diferença é que esta palavra está intimamente ligada à salvação, sendo, portanto, de importância primária.

Sem querer ser incoerente no uso do "teologuês" (rsrs), vou fazer alguns breves comentários sobre esta palavra grega, uma vez que sua compreensão tem tudo a ver com a mensagem da Igreja Adventista do 7º Dia, a qual prima pela profundidade e veracidade do estudo da Palavra de Deus.

ANOMIA

Este termo é a junção de duas outras palavras:
A = anti, contrário
NOMOS = lei, mandamento

Portanto, ANOMIA significa "contrário à Lei", "rebelde à lei", "inimigo do Mandamento", etc.

Esta palavra, ou suas variantes, ocorre 26 vezes no Novo Testamento:
Rom. 6:19
2Cor. 6:14
1Jo. 3:4
Rom. 4:7
Mat. 7:23
Mat. 13:41
Mat. 24:12
Rom. 6:19
Heb. 1:9
Mat. 23:28
2Tess. 2:3
2Tess. 2:7
Tit. 2:14
Heb. 10:17
1Cor. 9:21
1Tim. 1:9
2Ped. 2:8
1Cor. 9:21
2Tess. 2:8
1Cor. 9:21
Luc. 22:37
Atos 2:23
Rom. 2:12


Observe que, na maioria, o termo foi traduzido por: "iniquidade", "pecado", "transgressão da lei", "sem lei", etc.

De todos os versos, alguns chamam a atenção:

"Todo aquele que pratica o pecado também transgride a lei, porque o pecado é a transgressão da lei (ANOMIA)" (1Jo 3:4).

Para João, pecamos quando "transgredimos a Lei".

"Então, lhes direi explicitamente: nunca vos conheci. Apartai-vos de Mim, os que praticais a iniquidade (ANOMIA)" (Mat. 7:23).

Para Jesus, aqueles que mais O desgostam são os que quebram a Sua Lei. Nesta passagem (Mat. 7:21-23) o Senhor também chama a atenção para os que invocam Seu nome na cura de doenças, exorcismos, maravilhas, etc., mas que não O obedecem. Ao final Ele declara explicitamente o motivo de não "conhecer" estas pessoas, e apartá-las de Si: elas quebram Sua Lei.


É muito comum encontrarmos sites na Internet que oferecem "provas" de que a IASD é uma seita, principalmente pelo fato de defender a guarda do santo sábado (cf. Êxo. 20:8-11). Há, inclusive, palestrantes renomados que se especializaram no tema "seitas e heresias", e percorrem o Brasil dando suas "irrefutáveis demonstrações" de que os Adventistas não são evangélicos, ou que são uma seita judaica, ou que querem se salvar pelas obras, etc., etc. Um destes sites, por exemplo, oferece estas palestras ao custo de R$ 15,00/pessoa, com um público mínimo de 100 pessoas, além das despesas de estadia, alimentação e viagem por conta da igreja que "contratar" a equipe de palestrantes, cujo líder do "ministério" costuma se apresentar todo ano no ENCONTRO DA CONSCIÊNCIA CRISTÃ, em Campina Grande/PB, tendo sempre como um dos tópicos a "seita dos Adventistas". Vê-se que virou uma boa fonte de renda o fato de enganar as pessoas utilizando-se do nome dos Adventistas para angariar fama e muitos "clientes".

Conclusão
O estudo sincero e despreconceituoso da Bíblia fará com que o estudante veja que a transgressão da Lei de Deus, de TODOS OS MANDAMENTOS (cf. Sal. 119:151), é uma abominação a Deus. Por isso, aqueles que gostam de defender que não precisamos mais dos Mandamentos do Senhor (cf. Êxo. 20:3-17) deveriam parar de tentar desviar a direção da reprovação divina, com o uso de artifícios filosófico-teológicos (como fez a Samaritana), mas humildemente aceitarem a reprovação e mudarem seu iníquo procedimento.

Com toda certeza isso passa pela aceitação da Lei de Deus como ainda em vigor e, especialmente (uma vez que é o mais rejeitado) da santificação do Dia que o Senhor escolheu - o sétimo.

Podem esbravejar, gritar, filosofar como for... mas a Verdade nunca muda.
 

No final, assim como a Samaritana, todos terão que reconhecer que só o Senhor é Deus, e que somente andando sob Sua divina guia é que poderemos estar seguros de nossa fé e salvação.

"Aqui está a perseverança dos santos, os que guardam os mandamentos de Deus e a fé em Jesus" (Apoc. 14:12).

Comentários